Rússia exige a libertação imediata de jornalistas sequestrados na Ucrânia

Eles faziam a cobertura dos últimos eventos na Ucrânia, mas perderam contato após passarem por um posto de controle das forças de Kiev.

Atualizado em 20/05/2014 às 18:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Em contato com a Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), a Rússia exigiu a libertação imediata de jornalistas capturados no leste da Ucrânia no último domingo (18/5). Os repórteres Oleg Sidyakin e Marat Saichenko, que trabalham para a TV russa LifeNews, faziam a cobertura dos últimos acontecimentos no país vizinho, mas perderam contato com o canal após passarem por um posto de controle das forças de Kiev.
Segundo o Portal Vermelho, o governo interino ucraniano reconheceu que os profissionais de imprensa foram detidos pelos militares. As preocupações ficaram mais sérias quando Sidyakin conseguiu enviar uma mensagem pelo celular alertando: “as coisas parecem feias”.

Em seguida, a equipe do canal telefonou para o jornalista, que aceitou a chamada na qual era possível os ouvir sendo interrogados. Depois do episódio, os proprietários do veículo apelaram ao ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, pedindo ajuda para libertar seus funcionários.