Rússia exibe entrevista censurada na época da União Soviética
Rússia exibe entrevista censurada na época da União Soviética
A Rússia exibiu na última quarta-feira (06), pela primeira vez, uma entrevista na TV do marechal Gueorgi Jukov, que foi proibida na época da União Soviética. Nela, Jukov afirma que a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) esteve muito próxima de ser derrotada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Gravado em 1966, o documento foi transmitido a poucos dias do desfile militar, de 09/05, em Moscou, que celebrará o 65º aniversário da vitória dos aliados sobre as tropas de Adolf Hitler.
"Teria sido possível conter as unidades iniciais do inimigo, mas se tivessem enviado rapidamente suas principais forças, teria sido difícil detê-los", confessou o militar ao jornalista e escritor russo Konstantin Simonov, segundo a AFP.
Jukov contou ainda que o então líder da URSS Joseph Stalin o convocou à capital em outubro de 1941 para dizer que estava preocupado.
As autoridades soviéticas haviam ordenado a destruição do filme com a entrevista de Simonov, mas um trecho, exibido na quarta-feira, foi mantido nos arquivos.
Leia mais
-
-






