Rússia e países do Oriente Médio reprovam filtro "arco-íris" no Facebook

O filtro "arco-íris", que foi bastante usado no Facebook durante o último fim de semana em comemoração à aprovação do casamen

Atualizado em 30/06/2015 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O filtro "arco-íris", que foi bastante usado no Facebook durante o último fim de semana em comemoração à aprovação do nos Estados Unidos, não foi bem recebido na Rússia e em alguns países do Oriente Médio, conhecidos por seu conservadorismo extremo.

Crédito:Reprodução Ação da rede social em favor do casamento gay irritou russos e população do Oriente Médio
Segundo a BBC, a Rússia criou diversos filtros com as cores da bandeira do país (branco, azul e vermelho), que chegaram a ser compartilhados por mais de quatro mil usuários. O país conta com leis rígidas a respeito disso. Cerca de 80% da sociedade se opõe ao casamento de pessoas do mesmo sexo.

A população russa ainda usou a hashtag "#Orgulhodeserrusso", numa forma de demonstrar "indiferença" com a ação americana. "Esta é a nossa resposta ao mundo arco-íris", disse uma internauta.

Em países do Oriente Médio, como Egito e Síria, os usuários também mostraram contrariedade à medida norte-americana. "Malditos sejam vocês e seus casamentos. Vocês distorceram um símbolo inocente de nossa infância. Nós costumávamos gostar de arco-íris", disse o sírio Rami Isla.

O professor egípcio de ciência política, Ahmad Abd-Rabbuh, disse que o "homossexualismo não faz parte da realidade cultural do país". "Não está em harmonia com a sociedade e a cultura. Sei que isso fará muitos dos meus amigos ficarem com raiva", ressaltou.