Rússia declara nove meios de comunicação dos EUA como “agentes estrangeiros”

O Ministério da Justiça da Rússia declarou nesta terça-feira (5), que nove veículos de comunicação dos Estados Unidos são “agentes estrangeiros”.

Atualizado em 05/12/2017 às 14:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Os veículos americanos foram catalogados como órgãos que "exercem funções de um agente estrangeiro", informou o ministério da Justiça. Crédito:Reprodução CBS A decisão, no entanto, é vista pelos Estados Unidos como uma represália à determinação semelhante tomada pelo governo Trump a um canal de TV russo RT. Após o comitê do capitólio, responsável pela regularização de jornalistas em solo americano, retirar as credenciais do RT, os legisladores russos se engajaram em barrar o acesso de organizações de mídia rotuladas como agentes estrangeiros.
"Qualquer meio de comunicação estrangeiro pode ser classificado como agente estrangeiro de forma arbitrária pelo ministério da Justiça", criticou o Conselho Consultivo dos Direitos Humanos da Rússia.
Membros da Anistia Internacional também rechaçaram a legislação, que obriga as entidades envolvidas a apresentar informações às autoridades sobre sua situação financeira e explicar documentalmente as informações reportadas. O novo texto amplia para os meios de comunicação normativas da lei de 2012, que abrangia apenas ONGs.
Saiba mais: