RSF repudia decisão de censura prévia contra blogueiros do Mato Grosso

RSF repudia decisão de censura prévia contra blogueiros do Mato Grosso

Atualizado em 26/11/2009 às 18:11, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou nota em que repudia a censura aos blogueiros Adriana Vandoni e Enock Cavalcanti, proibidos pelo juiz Pedro Sakamoto, da 13ª Vara Cível, de publicarem artigos sobre o deputado José Geraldo Riva (PP).

Divulgação
José Geraldo Riva
Na avaliação da RSF, "esta é uma grave violação da liberdade de expressão como os dois blogueiros apenas expressaram as suas opiniões, o que não é um crime".

A RSF observou que esse tipo de censura tem espaço em regiões em que os meios de comunicação não possuem tanta influência. Neste contexto, a "Internet é uma das poucas arenas públicas em que as pessoas podem expressar suas visões livremente, ou ao menos tentar".

A ONG ressaltou que a censura preventiva à Vandoni e a Cavalcanti, responsáveis pelos blogs Prosa e Política e Página E, respectivamente," viola os princípios da Constituição democrática de 1988. Instamos as autoridades federais para tomar uma posição sobre este assunto e para pôr cobro a tais formas inaceitáveis de assédio por parte dos políticos, mesmo aqueles que apóiam o governo".

Leia mais