RSF repercute ação de censura do prefeito Luiz Marinho a jornal do ABC

RSF repercute ação de censura do prefeito Luiz Marinho a jornal do ABC

Atualizado em 19/05/2010 às 10:05, por Redação Portal IMPRENSA.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) emitiu comunicado, nesta quarta-feira (19), repercutindo a ação de censura do prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, contra o jornal Diário do Grande ABC .

Agência Brasil
Luiz Marinho

A RSF declarou que a decisão da 1ª Vara Cível de Santo André, que foi favorável ao pedido de Marinho de impedir que o jornal realize reportagens que relacionem o prefeito às doações de móveis escolares, foi contrária à Constituição de 1988, que garante a liberdade de expressão como direito fundamental.

O Diário do Grande ABC havia publicado, em fevereiro deste ano, uma reportagem que denunciava a doação de móveis da rede pública de ensino em bom estado para centros de reciclagem. Marinho entrou com uma ação contra o veículo em que pedia direito de resposta e multa de R$ 500 por dia caso o jornal fizesse nova matéria sobre o assunto.

O jornal O Estado de S. Paulo está sob censura prévia há 292 dias, por ter publicado uma matéria sobre um suposto caso de corrupção que envolvia Fernando Sarney, filho de presidente do Senado José Sarney.

Leia mais