RSF pede que Justiça palestina liberte jornalista que atua em TV do Hamas
RSF pede que Justiça palestina liberte jornalista que atua em TV do Hamas
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) emitiu comunicado de repúdio à condenação a 18 meses de prisão do jornalista palestino Tareq Abu Zayd, correspondente da TV Al-Aqsa, administrada pelo partido Hamas.
"Pedimos que as autoridades palestinas façam o que for necessário para libertrar o jornalista, que estava simplesmente fazendo seu trabalho", disse a RSF. "Estamos admirados que como o fato de trabalhar para o Al-Aqsa seja encarado como um crime", acrescentou.
A sentença, segundo a organização, foi imposta pela junta militar da Autoridade Palestina no último dia 16 de fevereiro. O jornalista está preso há mais de três meses na cidade de Nablus, a 60 km da cidade de Jerusalém e, no último ano, Zayd foi preso diversas vezes por milícias simpatizantes ao presidente palestino Mahmoud Abbas.
Poucos dias antes de seu julgamento, a suprema corte da Ramallhah ordenou que o jornalista fosse posto em liberdade, mas a determinação fora veementemente ignorada.
Outro jornalista, Abdel Ghani Samara, correspondente a revista online Chabab Al-Yawm (Juventude dos dias de hoje, em livre tradução), também foi preso, no último dia 19, pelas mesmas autoridades que condenaram Zayd. Até o momento, a Autoridade Palestina não apresentou os motivos da prisão de Samara.
Leia mais






