RSF pede para novo presidente da Colômbia romper com violações de Álvaro Uribe

RSF pede para novo presidente da Colômbia romper com violações de Álvaro Uribe

Atualizado em 22/06/2010 às 19:06, por Redação Portal IMPRENSA.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) solicitou, nesta terça-feira (22), ao presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, que rompa com as práticas contra os direitos humanos de Álvaro Uribe, governante em fim de mandato, segundo a EFE.

O Departamento Administrativo de Segurança (DAS), que realiza o serviço secreto do país, é acusado de ter praticado manobras de espionagem contra juízes, jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos. A ordem teria partido do próprio Uribe, como parte de um plano de obtenção de informações para manipular a imprensa nacional. Em depoimento, Uribe negou a participação no caso.

Para a organização, essas ações são "gravíssimas violações dos direitos humanos e das liberdades fundamentais garantidas pela Constituição política de 1991, entre as que figuram a de informar e ser informado".

Além disso, a RSF insistiu que a reforma dos serviços de inteligência da Colômbia não pode ser feita sem a desclassificação completa das gravações e documentos compilados durante a caça a jornalistas e defensores dos direitos humanos.

Leia mais

-
-