RSF pede libertação e garantias de integridade física de jornalista iraquiano
RSF pede libertação e garantias de integridade física de jornalista iraquiano
Nesta terça-feira (16), a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pediu a libertação do jronalista Mountazer Al-Zaidi, detido no último domingo (14) após lançar seus sapatos contra o presidente norte-americano George W. Bush.
"Lamentamos que o jornalista tenha utilizado esse procedimento para protestar contra a política do presidente norte-americano. Mas, por razões humanitárias e para apaziguar as tensões, pedimos a libertação de Al-Zaidi, que está detido há dois dias pelas autoridades iraquianas", declarou a entidade em um comunicado.
Apesar de não aprovar a "essa forma de comportamento como meio para expressar uma opinião ou uma conviccção", a RSF pede garantias de que "a integridade física do jornalista será mantida". A organização conversou com Abdel Karim Khalaf, responsável pelas operações do Ministério do Interior do Iraque.
Segundo o comunicado, ele informou que o jornalista pode ser condenado a sete anos de prisão por "ofensa a um chefe de Estado estrangeiro". Khalaf negou que Al-Zaidi tenha sofrido maus-tratos, e disse que "para um jornalista, a única arma são as palavras".
Leia mais






