RSF pede empenho de autoridades do Sri Lanka em busca por repórter
RSF pede empenho de autoridades do Sri Lanka em busca por repórter
A organização Repórteres Sem Fronteira (RSF) instou as autoridades do Sri Lanka a aumentarem o contingente de policiais nas buscas pelo jornalista Prageeth Eknaligoda, desaparecido desde a última sexta-feira (22) da capital Colombo.
Um oficial da polícia informou à entidade que estaria ocupado demais com as eleições presidenciais desta terça-feira (26) para mobilizar um efetivo maior que o já destinado à procura do repórter do site Lankaenews.
Eknaligoda,que trabalha na editoria policial do portal noticioso, deixou o trabalho no dia de seu desaparecimento às 21h, mas não chegou a sua casa, tampouco fez contato com familiares ou amigos.
Antes de desaparecer, o jornalista contou a um amigo que desconfiava que alguém o seguia em algumas ocasiões.
"Considerando as atuais tensões da polícia, é extremamente preocupante o fato de um jornalista conhecido por criticar o governo desaparecer da capital", declarou a RSF por meio de comunicado. "Com os rumores de violência premeditada contra jornalistas circulando, esperamos uma rápida resposta das autoridades nos esforços para encontrar Eknaligoda a salvo", acrescentou a nota.
A esposa do jornalista disse à RSF que reportou seu desaparecimento à polícia nas localidades de Homagama e Rajagirirya-Welikada, distritos da capital, e que um oficial tomou seu depoimento.
Os colegas de Eknaligoda informaram à RSF que o jornalista era ameaçado por seus últimos artigos comparando governos no país.
Em agosto do ano passado, Eknaligoda - que além de atuar pelo site Lankaenews, também trabalhava no diário Sirata e como cartunista freelancer - foi sequestrado por três horas sem saber o motivo.
Leia mais






