RSF pede apuração em morte de jornalista no México

RSF pede apuração em morte de jornalista no México

Atualizado em 26/02/2009 às 12:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A organização Repórteres Sem Fronteiras publicou um comunicado em seu site, condenando o assassinato do jornalista mexicano Luís Daniel Méndez, correspondente do programa "Enlaces Notícias" da agência Radiorama Tuxpan. Segundo a entidade, a morte do profissional deve ser apurada, para garantir segurança à imprensa do México. Méndez foi assassinado a tiros na última segunda-feira (23), no município de Huayacocotla, no estado de Veracruz.

"As circunstâncias em que se produziu a tragédia não permitem assegurar de momento que houve um meio profissional. Sem embargo, e tendo em conta a situação de periculosidade extrema em que trabalha a imprensa mexicana, RSF une sua voz a dos colegas de Méndez para garantir que a investigação esclareça as possíveis origens do crime, e que se garanta a proteção aos jornalistas", diz o comunicado.

Autoridades estudam uma suposta motivação política no assassinato de Méndez, devido a sua candidatura às eleições municipais de Huayacocotla de 2007. O profissional tinha 24 anos e trabalhava como correspondente da Radiorama em Xalapa, capital do estado de Veracruz.

Leia Mais

-

-