RSF parabeniza oposição pelo resultado do plebiscito na Venezuela
RSF parabeniza oposição pelo resultado do plebiscito na Venezuela
A primeira derrota sofrida pelo presidente venezuelano Hugo Chávez, que teve rejeitadas em plebiscito as mudanças propostas na Constituição do país, foi vista como um fator positivo pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que assegurou, nesta segunda-feira (03/12), que a vitória do "não" deve ser creditada, em parte, a questões relativas à imprensa. A organização pediu, ainda, que tal resultado "ponha fim à guerra midiática no país".
"Estamos convencidos de que a questão central dos meios de comunicação e as disposições da reforma relativas à liberdade de imprensa influenciaram diretamente no resultado", afirmou a entidade em comunicado.
A RSF lembrou, em seu texto, que a proposta de Hugo Chávez dava autonomia para que o presidente decretasse o estado de exceção de forma unilateral e pelo tempo que desejasse, com direito a suspender a liberdade de imprensa.
Ainda de acordo com o comunicado, a organização diz que a vitória da oposição no referendo se deve também ao fim das transmissões da Radio Caracas Televisión (RCTV), além da violência verificada contra os meios de comunicação do país.






