RSF faz apelo para libertação de jornalista de Burundi acusado de traição

RSF faz apelo para libertação de jornalista de Burundi acusado de traição

Atualizado em 21/07/2010 às 16:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A entidade Repórteres sem Fronteiras (RSF) divulgou um comunicado nesta quarta-feira (21) expressando preocupação com a prisão, em Burundi, na Àfrica, do editor do jornal online Net Press, Claude Kavumbagu.

Detido em 17 de julho, quando se dirigia ao trabalho, o jornalista é acusado de traição por causa da publicação de um artigo em que levantava a possibilidade de Burundi ser o próximo alvo de um ataque terrorista por um grupo islamita Al-Shabaab.

"Condenamos a prisão de Kavumbagu, que reflete o modo como as autoridades têm sempre perseguido este conhecido crítico do governo". A RSF ainda informou que esta é a quinta vez em dois anos que o jornalista é preso. "Não há absolutamente nenhuma justificativa para a acusação no artigo de ofensa, o que só aumenta o problema para Burundi". Ainda não há data de julgamento para o caso.

O advogado do profissional de imprensa, Gabriel Zinarinzim, disse que o motivo da sua acusação não constitui um ato de traição. "De acordo com o artigo 570 do código penal, um ato de traição só pode ser cometido em tempo de guerra e o país não está em guerra".

A entidade ainda denuncia que Kavumbagu nunca recebeu qualquer intimação sobre o caso e que no primeiro interrogatório, não foi dada a oportunidade para que fosse acompanhado por um advogado. "Fazemos um apelo para a sua libertação e à retirada das acusações contra ele", disse a RSF.

A última prisão do jornalista foi em setembro de 2008, quando foi acusado de difamar o presidente, Pierre Nkurunziza, e só foi absolvido em março de 2009.

Leia mais

-
-