O Dia - Portal Imprensa "> O Dia - Portal Imprensa ">

RSF exprime "alívio" com condenação de responsáveis por tortura de equipe de O Dia

RSF exprime "alívio" com condenação de responsáveis por tortura de equipe de O Dia

Atualizado em 18/08/2009 às 10:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) veio a público mostrar sua satisfação com a condenação dos três acusados pela tortura a equipe do jornal carioca O Dia , ocorrida em maio de 2008. Em nota, a entidade se disse "aliviada" com o julgamento da 1ª Vara Criminal de Bangu (RJ), que ocasionou em pena de 31 anos de prisão ao policial civil Odinei Fernandes da Silva e Davi Liberato de Araújo.

"A condenação dos dois cérebros desse caso, que provocou uma comoção considerável, constitui um passo fundamental na luta contra a impunidade, em um momento em que a segurança dos jornalista brasileiros continua a ser uma questão de atualidade (ler comunicado de 6 de agosto de 2009). Outros suspeitos, detidos no final de 2008, devem ainda ser julgados. Esta investigação revelou a grave cumplicidade que existe entre alguns elementos das forças da ordem e o crime organizado. Que a justiça seja feita representa um verdadeiro desafio de caráter nacional", ressaltou a RSF.

Em 14 de maio de 2008, uma equipe do O Dia investigava a atuação de milícias na região do Realengo, quando foi capturada por integrantes do grupo paramilitar Águia e encaminhada à favela do Batan. No local, de acordo com a investigação, foram submetidos a sete horas de tortura, a base de socos, pontapés, choques elétricos e roleta russa.

Após o incidente, por temer novos ataques, dois dos profissionais do veículo procuraram refúgio fora do Rio de Janeiro (RJ).

Leia Mais

-

-