RSF envia carta à Justiça do Reino Unido pedindo direitos de defesa para Julian Assange

RSF envia carta à Justiça do Reino Unido pedindo direitos de defesa para Julian Assange

Atualizado em 07/12/2010 às 17:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Após a prisão do fundador do site WikiLeaks, o australiano Julian Assange, na última segunda-feira (6) em Londres (ING), a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) divulgou carta em que pede ao Secretário de Estado de Justiça do Reino Unido, Kenneth Clarke, que os direitos de defesa de Assange sejam garantidos no caso.

A RSF observa que as investigações das autoridades devem limitar-se às acusações de caráter privado pelas quais Assange é procurado na Suécia. "Não deverá se tratar, de nenhuma forma, de um processo por procuração sobre as publicações de Wikileaks", afirma a carta.

O fundador do site espera agora decisão da Justiça britânica sobre possível exportação para a Suécia, prisão ou liberdade, com um pagamento de fiança no valor de 100 mil libras.

"Julian Assange se apresentou voluntariamente à polícia, e este gesto de boa vontade deve ser tomado em consideração na apreciação de seu caso", aponta a organização de imprensa.

"Repórteres sem Fronteiras condenou, em várias ocasiões, os bloqueios, ciber-ataques e as pressões políticas contra o site Wikileaks. É a primeira vez que constatamos uma tentativa de censura à escala internacional de um site cuja vocação fundamental é a transparência".

Por fim, a organização solicita isenção da Justiça de "qualquer pressão governamental exterior" em defesa da liberdade de informação. O documento tem assinatura Jean-François Julliard, Secretário-Geral de Repórteres sem Fronteiras.

Leia mais

-

-