RSF divulga relatório sobre liberdade de imprensa; Síria é uma das piores classificadas
A organização internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou nesta terça-feira (11/2) seu relatório anual sobre liberdade de imprensa no mundo.
Atualizado em 11/02/2014 às 18:02, por
Redação Portal IMPRENSA.
O ranking é desenvolvido levando em conta aspectos como o nível de violência, a amplitude do pluralismo, a independência da mídia, o ambiente de trabalho e a autocensura, o enquadramento legal, a transparência e a infraestrutura de cada país. O relatório deste ano chama a atenção para os conflitos armados em diversos países do Oriente Médio e da Ásia, onde a liberdade de imprensa é ameaçada.
Crédito:Reprodução Síria ficou em 177º lugar na lista da RSF No topo da lista estão Finlândia, Holanda e Noruega, como os melhores países para se exercer a profissão de jornalista. Na outra ponta, estão Turcomenistão, Coreia do Norte e Eritreia. A posição do Brasil ainda não foi divulgada.
A Síria, um dos países mais perigosos do mundo para jornalista, está na 177ª posição, muito próximo das últimas posições citadas. O relatório destaca que já cerca de 130 profissionais de imprensa morreram no país entre março de 2011 e dezembro de 2013, vítimas tanto do governo de Bashar al-Assad como das milícias extremistas rebeldes.
Os Estados Unidos aparecem em 46º lugar, 13 posições abaixo do último relatório. O Reino Unido ocupa a 33ª posição. Enquanto isso, países subdesenvolvidos da América Latina tiveram certo progresso, como na Bolívia (94º, subindo 16 posições), Equador (empatado, após subir 25 posições) e República Dominicana (em 68º, 13 posições acima do último relatório).
O índice completo estará disponível no da RSF a partir da próxima quarta-feira (12/2).





