RSF divulga lista de conselhos para jornalistas estrangeiros nos Jogos Olímpicos

RSF divulga lista de conselhos para jornalistas estrangeiros nos Jogos Olímpicos

Atualizado em 30/07/2008 às 13:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quarta-feira (30) a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) divulgou uma lista de conselhos para os jornalistas que enfrentarão a censura do governo chinês na cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, que começam no próximo dia 08 de agosto.

Por entender que a repressão das autoridades chinesas contra os militantes pró-direitos humanos é tão importante quanto as competições esportivas, a RSF estabeleceu alguns cuidados que os jornalistas devem tomar enquanto estiverem na China.

Não confiar na confidencialidade dos telefones celulares, instalar nos computadores programas como Tor, Psiphon ou Proxify - capazes de evitar a censura - proteger os sistemas contra vírus trojan e instalar códigos de acesso nos computadores são algumas das dicas da entidade.

A organização também aconselha aos jornalistas estrangeiros evitar serviços de tradução e guias das empresas chinesas, pois elas estão "ligadas às autoridades" e poderiam atrapalhar a investigação dos repórteres sobre "assuntos delicados".

Além disso, a RSF pede que os profissionais estejam sempre munidos de fotocópias dos documentos de identidade e credenciais, contato diplomático e uma tradução para o chinês da legislação de Pequim para a imprensa estrangeira.

Caso os correspondentes desejem entrevistar militantes pró-direitos humanos, familiares de presos políticos e advogados, uma lista de contatos da RSF estará disponível. A ONG também pede que qualquer ato de censura seja imediatamente notificado à RSF e ao Comitê Olímpico Internacional.

As informações são da EFE

Leia mais