RSF denuncia nova onda de violência contra a imprensa de Honduras

RSF denuncia nova onda de violência contra a imprensa de Honduras

Atualizado em 17/08/2009 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou um comunicado, nesta segunda-feira (17), denunciando uma nova onda de violência contra a imprensa em Honduras. Para a entidade, desde o Golpe de Estado que tirou do poder o presidente Manuel Zelaya, "a liberdade de imprensa padece" no país.

"Uma vez mais, o governo (...) vem censurando, ou enviando as tropas contra os meios de comunicação que estão contra o golpe de Estado. Os ataques a determinados meios comunitários ou educativos são uma mostra da piora da situação geral da liberdade de imprensa. O governo atual colhe os frutos da guerra midiática que desencadeou no momento do golpe".

Como exemplo, a RSF citou o caso da jornalista Lidieth Diaz, da Radio Globo. No dia 13 de agosto, ela teve o acesso à casa presidencial - onde iria cobrir uma cerimônia com o presidente interino Roberto Micheletti - e só conseguiu entrar após uma intervenção da Secretaria de Direitos Humanos.

No dia 14 de agosto, a direção da emissora educativa Radio Progreso denunciou que o jornalista Gustavo Cardoza foi agredido quando cobria uma manifestação de simpatizantes do presidente deposto.

Testemunhas confirmaram que seis policiais lhe deram vários golpes na cabeça quando ele já se encontrava imóvel no chão. Detido por várias horas, Cardoza só foi liberado após a intervenção de um grupo de advogados vinculados à Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado.

Além disso, o fotógrafo Julio Umaña, do jornal Tiempo, teve seu equipamento confiscado, e Alfredo López, diretor da emissora comunitária Radio Coco Dulce, foi detido no dia 12 de agosto.

Ainda sofreram restrições à liberdade de imprensa o jornal El Heraldo - cuja sede foi atacada por coquetéis Molotov no dia 15 de agosto - e o La Tribuna , que teve o diretor e jornalistas agredidos verbalmente e um caminhão de distribuição incendiado.

Leia mais