RSF denuncia mais um desaparecimento de jornalista no México

RSF denuncia mais um desaparecimento de jornalista no México

Atualizado em 03/08/2010 às 12:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou nota em seu , nesta terça-feira (03), denunciando o desaparecimento do diretor do jornal mexicano La Opinión , Ulisses González García, na última quinta-feira (29).

Segundo o portal Zacatecas.online, García teria sido levado por homens armados que invadiram sua casa na cidade de Jerez, norte do México. As autoridades policiais do país ainda não divulgaram detalhes sobre as investigações do caso e o que motivou o grupo a invadir a residência do jornalista.

A RSF ressaltou que García passou a integrar a lista dos 11 jornalistas desaparecidos desde 2003 no país. A entidade afirma, também, que três profissionais de imprensa foram mortos no México só no mês de julho deste ano, elevando o número de assassinatos para 67, registrados desde o ano 2000.

Além do desaparecimento do diretor do La Opinión , a organização citou o caso do jornalista mexicano Martín López Castro, da emissora de TV Canal 44, que se refugiou na cidade de El Paso, no Texas, EUA, após receber ameaças de morte feitas por meio de pixações. A RSF chegou a pedir aos serviços de imigração norte-americanos que concedam asilo político a Castro.

Outros quatro jornalistas mexicanos foram vítimas de sequestro no início da última semana e libertados entre quinta e sábado (31). O crime teria sido planejado por integrantes de um cartel de drogas que atua na região norte do México.

Leia mais

-