RSF denuncia bloqueio à imprensa estrangeira no Irã
RSF denuncia bloqueio à imprensa estrangeira no Irã
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou um comunicado em que denuncia o cerceamento aos veículos de comunicação estrangeiros no Irã. No texto, a entidade afirma que o governo de Mahmud Ahmadinejad tem a intenção de "silenciar"a imprensa internacional na coberturas dos fatos iranianos.
"O governo tem começado uma nova fase de repressão dos defensores dos direitos humanos e dos jornalistas. O Irã, de Ahamadinejad, suspeito ao extremo, tem entrado em um espiral de segurança que leva a proibir qualquer contato com os jornalistas. Uma decisão que tem como objetivo intimidar os profissionais de imprensa e que representa um obstáculo para a liberdade de imprensa", diz o comunicado, divulgado no site da RSF na última sexta-feira (23).
Essa decisão é conseqüência da instauração, em 14 de janeiro de 2009, de um canal de TV da rede britânica BBC no idioma persa, destinado ao Irã, Afeganistão e Tajiquistão. Em uma entrevista à agência de notícias ILNA, um governista iraniano ameaçou o veículo, ao dizer que se a BBC abusasse da possibilidade de produzir programas em persa, o governo de Ahamadinejad atuaria contra ela.
Segundo a RSF, o governo do Irã tem atuado de todas as formas para impedir que rádios e TVs estrangeiras transmitam informações locais no idioma persa, já que o estado considera a medida uma "invasão cultural".
Leia Mais
-
-






