RSF critica tentativa do governo do Irã de censurar sites críticos à Ahmadinejad

RSF critica tentativa do governo do Irã de censurar sites críticos à Ahmadinejad

Atualizado em 16/12/2009 às 18:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta quarta-feira (16), a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) denunciou a tentativa do governo do Irã de censurar os sites Jahannews e Alef por terem supostamente insultado o presidente Mahmud Ahmadinejad, informou a agência de notícias Efe.

O procurador de Teerã decidiu processar os responsáveis pelos sites. A página Alef pertence ao parlamentar Ahmad Tavakoli, que tem feito críticas ao presidente e, no passado, liderou uma campanha contra seu então ministro do Interior, que anunciou renúncia após revelarem que seu mestrado pela univerdade de Oxford era falso.

Já o site Jahannews afirmou que o presidente iraniano ajudou a fomentar os distúrbios pós-eleitorais com seu discursou contra oposicionistas. "Após mostrar estes últimos meses uma estratégia repressiva sem precedentes com a imprensa independente próxima à oposição, o poder tomou a iniciativa de fazer limpeza em seu próprio campo", afirmou a RSF em comunicado.

Para a entidade, a iniciativa revela "as divisões que reinam no seio do movimento conservador frente aos eventos que agitam o país" desde a reeleição presidencial de junho. "Mahmoud Ahmadinejad acaba de demonstrar novamente que não tolera nenhuma voz dissidente".

Leia mais