RSF critica Obama por probir publicação de fotos de prisioneiros militares no Iraque

RSF critica Obama por probir publicação de fotos de prisioneiros militares no Iraque

Atualizado em 14/05/2009 às 10:05, por Redação Portal IMPRENSA.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) repudiou a mudança de atitude do governo dos Estados Unidos, em se opor à divulgação de fotos de prisioneiros vítimas de maus-tratos por militares no Iraque e Afeganistão. Em nota, publicada nesta quinta-feira (14), a entidade afirmou que a decisão de Barack Obama contradiz as afirmações sobre liberdade de informação ditas na cerimônia de posse à presidência.

"Foi uma reviravolta total. As recentes declarações do presidente Obama contradizem suas manifestações de 21 de janeiro passado. No memorando sobre a liberdade de informação, Barack Obama assegurou que as especulações e os temores abstratos não podiam justificar a classificação dos documentos como confidenciais ", disse o comunicado da RSF.

Ao fim, a organização ainda ressaltou que a mudança do governo, ao revogar um recurso de apelação que aprovava a publicação das imagens, simboliza um golpe à liberdade de imprensa e ao equilíbrio de poderes no estado democrático.

Na última quarta-feira (13), o presidente Obama revogou o recurso, ao afirmar que a publicação das fotos não contribuiria em nada ao entendimento das ações militares norte-americanas por parte da população.

Crédito da foto: Divulgação

Leia Mais


-

-