RSF critica decisão de TV estatal italiana de proibir debates políticos

RSF critica decisão de TV estatal italiana de proibir debates políticos

Atualizado em 05/03/2010 às 16:03, por Redação Portal IMPRENSA.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), criticou a decisão do governo italiano deproibir a emissora de TV estatal RAI de promover debates políticos em seus debate político nos talk shows. As eleições regionais ocorrem nos dias 28 e 29 de março.

De acordo com determinações do parlamento italiano, só seriam autorizados conteúdos políticos na TV se os 18 partidos que concorrem às eleições tivessem tempos equivalentes nos programas sobre política, regra considerada impraticável pelos programadores.

Para a RSF, a decisão é "intolerável". "Uma campanha eleitoral está acontecendo e os cidadãos italianos tem mais necessidade que nunca de informações políticas, principalmente programas sobre os vários partidos, para que eles possam votar informados", declarou.

A entidade acredita que a RAI pode ter sido influenciada politicamente, pois as pesquisas mostram que o apoio à coalisão do premiê Silvio Berlusconi está diminuindo. "A habilidade de uma TV pública estatal de alocar tempo justo para os vários partidos é um indicador chave de suas credenciais democráticas. A inabilidade da RAI é incompreensível em uma democracia como a Itália, que foi uma das fundadoras da União Europeia", declarou a RSF.

Leia mais