RSF convoca protestos em frente às embaixadas chinesas durante a abertura das Olimpíadas

RSF convoca protestos em frente às embaixadas chinesas durante a abertura das Olimpíadas

Atualizado em 31/07/2008 às 14:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Em resposta ao impasse da censura ao livre acesso à internet na China, a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) anunciou, nesta quinta-feira (31), que lançou uma campanha para que sejam realizados protestos diante das embaixadas chinesas de nove capitais ocidentais durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, no dia 8 de agosto.

Em nota, a RSF pede que os protestos sejam feitos em frente às legações diplomáticas de Londres, Madri, Berlim, Paris, Washington, Bruxelas, Montreal, Roma e Estocolmo. "Os defensores chineses dos direitos humanos são vítimas de perseguição ou obrigados a deixar Pequim, enquanto os que estão no exterior são impedidos de ir à China", denunciou a RSF.

Após o COmitê Organizador dos Jogos Olímpicos ter voltado atrás da promessa de permitir o acesso livre à internet, a organização afirmou que as autoridades "não respeitaram as promessas" sobre respeito aos direitos humanos quando Pequim foi eleita cidade-sede dos Jogos de 2008 e lamentou que o COI e o Governo chinês iniciem os Jogos neste contexto.

"As manifestações permitirão dar uma resposta ao cinismo dos que ficarão com os braços cruzados no Estádio Nacional de Pequim em 8 de agosto", disse o comunicado.

Com informações da EFE

Leia mais