RSF condena retenção de jornalistas da TV Globo pelo Hezbollah
RSF condena retenção de jornalistas da TV Globo pelo Hezbollah
Uma semana depois da retenção de grupo de jornalistas da TV Globo pelo Hezbollah, no Líbano, a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou, nesta sexta-feira (22), um comunicado em que condena as medidas impostas pelo grupo xiita libanês, em Beirute, à imprensa estrangeira.
A RSF afirmou que as credenciais emitidas pelo Ministério de Informação libanês não têm "nenhum valor" nas zonas controladas pelo Hezbollah, que exige à imprensa estrangeira a obtenção de uma autorização do escritório de imprensa do partido.
O jornalista Marcos Losekann, um cinegrafista e um realizador independente, chamado Tariq Saleh, foram surpreendidos quando faziam uma reportagem em um restaurante em Dahieh, nos subúrbios da capital libanesa, e depois, ficaram retidos durante cinco horas, período em que foram trocados três vezes de lugar.
De acordo com publicação da agência EFE, a ONG assinala, ainda, que em sua reportagem, Losekann afirma que ele e seus colegas só foram libertados com a condição de que embarcassem imediatamente em um vôo rumo a Londres.
Leia mais
-






