RSF aponta 41 detenções de jornalistas em manifestações políticas no Irã

RSF aponta 41 detenções de jornalistas em manifestações políticas no Irã

Atualizado em 13/07/2009 às 08:07, por Redação Portal IMPRENSA.

No último domingo (12), a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) publicou um comunicado em que denuncia mais cinco prisões de jornalistas no Irã. Segundo a entidade, desde o término das eleições, há um mês - que mantiveram Mahmud Ahmadinejad como presidente - mais de 41 profissionais de imprensa foram detidos pelas autoridades locais.

A RSF anunciou a prisão de Tohid Bighi, fotógrafo e colaborador do site Mashroteh, que apoiava o candidato de oposição Mehdi Karubi.Outro repórter fotográfico, Majid Saidi, que já trabalhou para várias agências nacionais e internacionais, foi detido em casa por agentes do ministério da Inteligência, segundo a RSF.

A jornalista e diretora do blog Paineveste, Henghameh Shahudu, foi detida em 29 de junho da mesma forma, assim como Somaieh Nosrati, repórter dos jornais Teheran Emoroz e Hayat No . Até o momento não se tem informações sobre o paradeiro dos quatro profissionais de imprensa detidos.

Um quinto jornalista, Said Matinpur, que trabalha para a revista Yarpagh do Azerbaijão, foi preso no último sábado (11), depois de comparecer ao Tribunal Revolucionário de Teerã. Um mês antes, havia sido condenado a oito meses de prisão por "relações com estrangeiros" e "publicidade contra o regime". A informação é da agência EFE.

Leia Mais

-