RSF anuncia jovem síria como "melhor jornalista" de 2015

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) elegeu a repórter síria  Zaina Erhaim, de 30 anos, como a "melhor jornalista" d

Atualizado em 18/11/2015 às 10:11, por Redação Portal IMPRENSA.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) elegeu a repórter síria Zaina Erhaim, de 30 anos, como a "melhor jornalista" de 2015. Ela trabalha na cidade de Aleppo, devastada há mais de quatro anos pela guerra no país.
Crédito:Reprodução/Twitter Jornalista foi reconhecida por sua "deontologia, determinação e coragem" em coberturas na Síria
A RSF destacou que a jornalista foi premiada por sua "deontologia, determinação e coragem", assim como por sua capacidade de "destacar a dimensão humana nos corredores da guerra". Em dois anos, Zaina se dedicou na formação de centenas de pessoas em jornalismo para atuar na TV e na imprensa escrita. A iniciativa contribuiu para a expansão de novas publicações no país.
Segundo a agência de notícias AFP, o prêmio foi entregue ao tio da jovem, durante uma cerimônia em Estrasburgo, no nordeste da França, na presença do secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland.
O jornal turco Cumhuriyet foi agraciado como o "melhor meio de comunicação". A entidade reforçou que o veículo "paga o preço por seu jornalismo independente e corajoso" em um país no qual "a repressão crescente castiga as vozes críticas".
Já o prêmio de "jornalista cidadão" foi concedido a um coletivo de blogueiros etíopes, chamado Zone9, que "denunciam regularmente o regime liberticida" que governa Adis Abeba. Seis integrantes do grupo permaneceram de 15 a 18 meses presos, acusados de planejar ataques terroristas.