Rosental Calmon Alves é um dos vencedores do Prêmio Maria Moors Cabot de 2016
O professor e jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves, fundador e diretor do Knight Center for Journalism in the Americas, foi anunciadopela Universidade de Columbia como um dos vencedores da do , a mais antiga premiação de jornalismo internacional.
Em uma postagem no Facebook, o jornalista disse que se sentia honrado por ter sido nominado na categoria que o reconhece pela “contribuição para o entendimento interamericano." “Devo confessar que estou um pouco mais emocional do que eu deveria estar. Isto é muito especial para mim”, disse.
Na página do prêmio, Alves é descrito como “um líder verdadeiramente inovador em um cenário de mudança da mídia que tem feito contribuições significativas para uma nova geração de jornalistas no continente americano e além dele”.
Emocionado, o jornalista disse que nos últimos 30 anos viu muitos dos meus colegas e amigos fazendo coberturas de guerras, golpes e terremotos na América Latina vencedoras do Cabot e que escreve cartas de recomendação para muitos deles, candidatos para o prêmio ao longo dos anos. “Eu estava totalmente convencido de que minhas chances de ser premiado se passaram desde que me mudei da redação no Rio de Janeiro até a sala de aula em Austin, há 20 anos. Então, foi uma grande surpresa quando vi o início de uma "conspiração" amigável para minha nomeação. E você não pode imaginar a minha emoção extra de agora. Isso significa muito para mim”, declarou.
O jornalista ainda agradeceu à diretoria do Prêmio Maria Moors Cabot e da Universidade de Columbia e ainda felicitou os outros colegas reconhecidos neste ano, como o fotógrafo Rodrigo Abd, da Associated Press; a cineasta e documentarista colombiana Margarita Martínez; o repórter investigativo salvadorenho Óscar Martínez, de El Faro, e Marina Walker Guevara, vice-diretor do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), e sua equipe que coordenou a investigação Panama Papers. “É uma grande honra para mim fazer parte deste grupo com os colegas que admiro tanto”, completou.
A cerimônia de premiação acontece no dia 18 de outubro deste ano, na Low Library, no campus Morningside Heights da Universidade de Columbia.
Leia também
-
-
-






