Rosana Hermann confirma processo judicial contra leitor de seu blog

Rosana Hermann confirma processo judicial contra leitor de seu blog

Atualizado em 14/12/2007 às 14:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Rosana Hermann confirma processo judicial contra leitor de seu blog

O primeiro registro real que comprava que a noção de anonimato na internet é falsa envolve a jornalista Rosana Hermann e seu blog , o "Querido Leitor". Rosana já havia afirmado ao que tomaria medidas judiciais após descobrir a identidade do usuário que deixou quatro comentários de conteúdo racista em sua página na internet. Entretanto, mesmo sem essa identificação, a autora do blog já iniciou um processo com o apoio da Opice Blum Advogados.

Foram quatro comentários, com conteúdo homofóbico e anti-semita, em textos do "Querido Leitor" que falavam sobre a Parada Gay de São Paulo e algumas confissões pessoais de Rosana. Ao invés de apagar os recados, a jornalista resolveu procurar a Justiça.

Os advogados já descobriram que o usuário acessa a internet dentro da área de concessão da Brasil Telecom. O objetivo é colher mais dados e entrar com uma ação para a quebra de sigilo dos logs da operadora, que deverão indicar o nome, o telefone e a localização geográfica do autor dos comentários.

Rosana, que já passou por um caso semelhante em 2006, afirma que deseja levar o caso até o fim. "Até por uma questão de aprendizado, pra ver como a lei e as delegacias de internet funcionam no Brasil". Além disso, ela declara que pode, também, alegar prejuízos profissionais, já que uma empresa desistiu de lhe entregar um projeto de blog corporativo por conta dos comentários ofensivos.