"Roda Viva" não sofrerá mudanças editoriais, garante o novo apresentador Lins da Silva
"Roda Viva" não sofrerá mudanças editoriais, garante o novo apresentador Lins da Silva
O programa "Roda Viva", exibido pela TV Cultura, tem um novo apresentador. A partir do final de fevereiro, o jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, 55, substituirá Paulo Markun, que, acumulando as funções de apresentador e diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, fez o convite a Lins da Silva há duas semanas, durante um café.
Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Lins da Silva afirmou ter se surpreendido com a escolha. "Eu não esperava, foi uma surpresa. Mas na hora eu já disse ao Markun que me interessava. Foi só o tempo de resolver algumas questões burocráticas; em 48 horas eu já tinha aceitado o cargo".
| Luciano Piva/TV Cultura |
| Lins da Silva, novo apresentador do "Roda Viva" |
O jornalista, que já passou por muitos meios de prestígio, como os jornais Valor Econômico e Folha de S. Paulo , e atuar na área acadêmica - como professor da ECA-USP, da Universidade Católica de Santos e da UMESP -, nunca teve cargos em televisão. Para ele, a nova experiência um desafio. "É a primeira vez que trabalho regularmente na TV; é sempre difícil se adaptar a um novo formato, mas eu espero vencer esse novo desafio", declarou Lins da Silva.
A linha editorial do "Roda Viva" não mudará. O jornalista acredita que o legado do programa não pode ser deixado para trás: "Eu quero ajudar a mantê-lo como é desde que estreou, há 22 anos. É importante ressaltar que o programa sempre foi um personagem importante na vida política e social do país. Ele começou no mesmo momento em que se iniciava a democracia, e manteve a excelência durante todo esse tempo. E eu espero manter essa excelência".
Lins da Silva não está preparando nenhuma novidade para o programa de estréia, como uma possível "troca de bastão" entre ele e Paulo Markun. "Não haverá um programa de transição, ele faz o último programa dele e eu faço o meu. Eu estou me preparando, mas não haverá nada de especial", afirma o jornalista que, para ser apresentador do "Roda Viva", deixou a Patri Políticas Públicas.
O "Roda Viva" é exibido às segundas-feiras, a partir das 22h40.






