Roberto Irineu Marinho, do Grupo Globo, ganha Emmy de Personalidade Mundial da Televisão

Presidente do grupo de mídia brasileiro recebe o mesmo prêmio concedido ao pai às vésperas do aniversário de 50 anos da TV Globo, em 2015.

Atualizado em 25/11/2014 às 13:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente do Grupo Globo foi agraciado com o prêmio de Personalidade Mundial da Televisão no Emmy Internacional 2014, em evento realizado no famoso Hotel Hilton, em Nova York, na noite da última segunda-feira (24/11). Atual responsável pela companhia, Roberto Irineu Marinho ganha a mesma premiação que seu pai recebeu, às vésperas do aniversário de 50 anos da TV Globo.
Crédito:Divulgação Roberto Irineu Marinho recebe o prêmio Emmy de Personalidade Mundial da Televisão
A emissora comemora a data no próximo ano, com homenagens ao jornalista e seu fundador Roberto Marinho. Durante o evento, o dirigente falou, com emoção, sobre manter a companhia deixada pelo pai, junto com seus irmãos. “Isso para nós é uma alegria muito grande. Só espero que daqui a 30 anos a gente esteja aqui presente vendo nossos filhos recebendo a mesma coisa”, diz.
Conforme informa O Globo , a premiação foi apresentada pelo presidente-executivo dos conglomerados 21st Century Fox e da News Corporation Rupert Murdoch. Ao falar sobre a categoria, o magnata ressaltou a personalida de ‘Dr. Roberto’, que, em sua visão, “foi um grande visionário”. “Ele estabeleceu os mais altos padrões éticos para todos os seus empreendimentos”.
O prêmio foi entregue ao filho, Irineu, pelo funcionário mais antigo do grupo, o ator Milton Gonçalves. Ao seu lado estava a atriz Glória Pires, que trabalha na casa desde os 7 anos. Em seu discurso, ele lembrou a trajetória do pai, “um homem destemido” que “estabeleceu uma base importante para que, a partir dela, pudéssemos construir a empresa de sucesso que a Globo virou”.
Casado e chefe de uma família com quatro herdeiros, Irineu começou a carreira aos 18 anos nas oficinas do jornal O Globo. Um ano depois, passou a redação do diário. Com 31 anos, se tornou vice-presidente executivo da TV Globo. Durante o período, a emissora construiu o centro de produções Projac, uma sede instalada em São Paulo, na capital, e a criação do portal Globo.com.
“Recebo este prêmio em nome de todos os meus companheiros que durante os últimos 50 anos ajudaram a Globo a se tornar uma referência de qualidade e uma paixão para o povo brasileiro. E também em nome de todos aqueles que abraçarão este legado e o levarão adiante para as próximas décadas”, agradeceu o executivo, diante de mil convidados que acompanham o Emmy.
A premiação destaca o trabalho de artistas e executivos a ser apreciado pelo mercado. “Meus irmãos, João Roberto e José Roberto, aqui presentes, e eu nos sentimos muito gratos por termos conseguido levar adiante o sonho do meu pai e de contarmos com uma equipe tão talentosa e dinâmica que ajuda a Globo a encontrar sucesso nos novos cenários que enfrentamos”, afirmou.
Além da família de Irineu, estavam presentes alguns personagens importantes no desenvolvimento do grupo de mídia. Entre eles, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho e a atriz Fernanda Montenegro. “Não há no Brasil nenhuma outra estação com esse know-how que veio sendo construído a cada ano, ou a cada etapa, ou a cada hora, e tudo isso vem nas asas dessa família”, declarou ela.
“O Emmy é um grande prêmio, não só de televisão, mas um grande prêmio de criatividade. Um prêmio internacional com delegações do mundo inteiro, gente que vem preparada, com uma produtividade de alto nível intelectual, de alto nível cultural, de alto nível técnico”, acrescenta.
Repercussão
Presente no evento, o presidente e CEO da Academia Internacional das Artes & Ciências Televisivas, Bruce Paisner, fez elogios ao trabalho de Irineu e destacou o papel desempenhado no comando do canal. “Estou particularmente satisfeito de reconhecer o trabalho de Roberto Irineu e sua grande organização, que é uma das mais proeminentes empresas de televisão do mundo”, diz.
Quem também ressaltou a premiação foi o diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, responsável por um novo modelo de gestão de entretenimento do veículo, que deve destinar mais poder de decisão às áreas de criação de produzem conteúdos. Com liberdade para implantar projetos, o executivo cita o espaço dado a renovação de formatos.
Segundo Schroder, embora o grupo de mídia seja uma empresa familiar, há uma profissionalização no trabalho que permite com que exista uma ‘liberdade extrema’. “Eles não perguntam qual é a próxima novela que você vai fazer (...) E os três irmãos entendem quando se tem que fazer uma coisa mais ousada, inovadora, que tem mais risco, e eles muitas vezes pedem o risco, entendem que a gente precisa ir para o mercado com coisas diferentes, como a gente tem feito”, declarou ele.
“Ter o respaldo deles é fundamental, porque nos dá segurança para ousar mais”, disserta. A premiação também destacou alguns produtos veiculados na emissora. “Joia rara”, por exemplo, foi escolhida a melhor telenovela. O seriado “a mulher do prefeito”, e o especial de fim de ano “Alexandre e outros heróis”, também foram indicados a categorias do Emmy Internacional 2014.
Assista ao .