Rita Lisauskas e Celso Zucatelli falam sobre importância de premiações no jornalismo

Na noite da última quarta-feira (25/9), IMPRENSA promoveu a cerimônia de premiação do 10º Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, em São Paulo (

Atualizado em 26/09/2013 às 16:09, por Edson Caldas* e Vanessa Gonçalves.

SP). Os apresentadores do evento, Rita Lisauskas e Celso Zucatelli, destacaram a importância de premiações que valorizam os profissionais da área.
Crédito:Alf Ribeiro Mestres de cerimônia do evento destacam importância do prêmio Líbero Badaró
“Quando um jornalista é premiado, ele sente que todo o seu sacrifício valeu a pena. Porque não é fácil”, avalia Rita, âncora do “Jornal do Terra”, atração on-line do portal de mesmo nome. “Existe todo aquele sofrimento que só quem é repórter entende. De repente, quando você vê que deu certo, foi para o ar, inscreveu em um prêmio e chegou à final. É como se fosse um combustível.”
Para Zucatelli, apresentador do “Hoje em Dia”, da Record, deveriam existir mais prêmios como o Líbero Badaró. “Você valoriza o profissional, os meios de comunicação, a criatividade. Eu fico feliz demais que [a premiação] tenha voltado.”
Tempos de crise
Diante de demissões e encerramento de diversos veículos, Rita diz que desde que se formou, há 16 anos, nunca havia visto nada parecido com a crise atual da profissão.
Celso recorda do começo dos anos 1990 que, segundo ele, foi “cruel demais, muito difícil”. “Eu tenho formação em jornalismo impresso, mas depois fiz rádio e televisão porque eu tinha medo de ficar desempregado”, lembra. De acordo com ele, naquele período havia poucas opções de trabalho em São Paulo.
“Estamos passando por um momento bastante complicado”, disse o jornalista. “É muito triste ver diversos talentos fora do mercado de trabalho". Ainda assim, ele não acredita no fim do jornalismo.
“Nossa profissão não vai morrer nunca, não há nenhum risco disso”, aposta. “Ela está se transformando e isso é sem volta. Toda grande transformação tem ganhos e perdas. Hoje, estamos sofrendo com as perdas. Espero que depois tenhamos os ganhos, mas só valorizando o profissional vamos chegar lá.”
Veja a galeria de fotos da 10ª edição do Prêmio Líbero Badaró: