Rio Grande do Sul aprova PL que exige diploma para cargo de jornalista no poder público
Rio Grande do Sul aprova PL que exige diploma para cargo de jornalista no poder público
A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALE-RS) aprovou, na última quarta-feira (17), Projeto de Lei do deputado Sandro Broka (PMDB) que estabelece a exigência do diploma a jornalistas que atuem em todos os poderes do estado. Na ocasião, o texto foi aprovado por unanimidade, com 44 a favor e nenhum contrário.
Para Sandro Broka, a exigência do diploma na administração pública do estado se justifica pela qualificação, conhecimento e compromisso ético. A matéria já havia recebido parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no dia nove deste mês.
O texto contou com aprovação do deputado Fabiano Pereira (PT) e de entidades de imprensa como Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação. Após aprovação na casa, o projeto segue para sanção da governadora do estado, Yeda Crusius (PSDB).
Um dia antes à aprovação do texto no RS, a Assembleia Legislativa do Amazonas vetou projeto de lei semelhante do deputado Sabá Reis (PR), que estabelecia a exigência do diploma para jornalistas contratados no setor público. Em audiência na Casa, houve 16 votos contra a proposta e 4 a favor.
Leia Mais
-






