Rio de Janeiro sedia Seminário Internacional de Mídia sobre a Paz no Oriente Médio

Rio de Janeiro sedia Seminário Internacional de Mídia sobre a Paz no Oriente Médio

Atualizado em 23/07/2009 às 11:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A cidade do Rio de Janeiro sediará, entre os dias 27 e 28 de julho, o Seminário Internacional de Mídia sobre a Paz no Oriente Médio. O evento será realizado no Palácio Itamaraty e reunirá cerca de 150 convidados de diversos lugares do mundo. Do grupo, também fazem parte 26 palestinos e israelenses, que deverão participar de um debate interativo.

O evento - que acontece pela primeira vez na América Latina - será aberto pelo Sub-Secretário-Geral das Nações Unidas para Comunicação e Informação Pública, Kiyo Akasaka, e pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

A palestrante principal do primeiro dia de debates será Karen Koning AbuZayd, Comissária-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNWRA). A UNWRA, criada há 60 anos, é a principal agência provedora de servicos básicos - educação, saúde e serviços sociais - para mais de 4,6 milhões de refugiados palestinos no Oriente Médio. Atualmente, a organização está empenhada na reconstrução de Gaza, após a ofensiva militar insraelense em janeiro último.

O Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, fará uma palestra sobre "O Processo de Paz, a ONU e os Novos Atores", que será seguida por um debate com jornalistas de Palestina, Israel, Rússia, Austria e Turquia. Outros representantes do Governo brasileiro no Seminário serão o Sub-Secretário-Geral para Cooperação e Promoção do Comércio do Brasil, Embaixador Ruy Nogueira, e o Embaixador Extraordinário para o Oriente Médio, Affonso Celso de Ouro-Preto.

O Seminário, organizado pelo Departamento de Informação Pública da ONU com o apoio do Governo Brasileiro, pretende abordar os últimos acontecimentos no Oriente Médio e discutir maneiras de engajar israelenses e palestinos na busca por um acordo político abrangente e duradouro. Entre outros assuntos, o Seminário discutirá a situação política na região, considerando o papel das Nações Unidas e de novos atores inseridos no processo de paz, as expectativas em torno da reconstrução de Gaza, a atuação da mídia na formação da opinião pública e o papel da sociedade civil israelense e palestina na busca pela aceitação das diferenças.

Leia Mais

-

-