Rio de Janeiro recebe mostra internacional da World Press Photo 2009
Rio de Janeiro recebe mostra internacional da World Press Photo 2009
O Rio de Janeiro recebe de 29 de julho a 23 de agosto a mais importante exposição mundial de fotojornalismo. Unindo arte, fotografia e jornalismo, a mostra promovida pela organização World Press Photo, que premia a cada ano as melhores imagens publicadas na imprensa internacional, chega à Caixa Cultural Rio de Janeiro. De maio a dezembro a mostra percorre 61 cidades pelo mundo, em um total de 37 países, com uma previsão média de visitação de dois milhões de pessoas ao todo. O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a receber a exposição.
Reunindo 196 fotos em 62 painéis de 1,65m x 1,10m, a World Press Photo pode ser vista como uma retrospectiva dos fatos marcantes de 2008, um retrato de tudo o que aconteceu no mundo na política, economia, esportes, cultura, natureza.
Fundada em 1955 em Amsterdã, a organização abre inscrições anualmente para fotógrafos interessados em participar da principal competição internacional da imprensa fotográfica. Para esta edição, 5.508 profissionais de 124 países inscreveram um total de 96.268 imagens, batendo o recorde de participantes em relação às edições anteriores. A mostra é uma realização da Capadócia Produtora Cultural, representante oficial da World Press Photo no Brasil.
Um júri internacional - composto por profissionais reconhecidos mundialmente na área - avaliou as imagens na capital holandesa e distribuiu prêmios para 64 fotógrafos de 27 nacionalidades, em 10 categorias: Notícias em Geral, Notícias em Destaque, Pessoas em Destaque, Natureza, Retratos, Esporte e Ação, Esportes em Geral, Arte e Entretenimento, Vida Cotidiana e Assuntos Atuais. Dentro de cada categoria, há as modalidades Single e Série de Fotos.
O júri da 52ª edição do concurso World Press Photo selecionou a imagem em preto-e-branco do fotógrafo norte-americano Anthony Suau como a World Press Photo do ano de 2008. A fotografia mostra um oficial do Departamento de Polícia do Condado de Cuyahoga adentrando uma casa em Cleveland, Ohio, executando uma ação de despejo por cancelamento de hipoteca. A fotografia vencedora, feita em março de 2008, é parte de uma reportagem da revista Time , que na sua versão completa ficou também com a segunda colocação na categoria Vida Cotidiana da premiação.
Segundo a presidente do júri, MaryAnne Golon, a força da imagem está sua na dualidade. "Ela parece uma fotografia clássica de conflito, mas é simplesmente o despejo de pessoas de suas moradias. Agora a guerra, em seu sentido clássico, está dentro da casa das pessoas porque elas não conseguem pagar suas hipotecas."
A mostra será na Av. Almirante Barroso, 25 - Centro, próximo ao metrô Estação Carioca.






