Rio de Janeiro discute democratização na internet em encontro internacional

Rio de Janeiro discute democratização na internet em encontro internacional

Atualizado em 12/11/2007 às 18:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O Rio de Janeiro sedia, a partir desta segunda-feira (12), o segundo Fórum de Governança da Internet. O encontro reúne cerca de 2 mil representantes de cerca de 70 países e tem por objetivo discutir como tornar a rede mundial de computadores mais democrática, segura e barata.

Segundo o diretor administrativo do NIC.br, braço executivo do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI), professor Hartmut Richard Glaser, 10 dos 13 computadores que armazenam em tempo real informações que conectam internautas aos sites da web estão nos Estados Unidos, numa ameaça à segurança dos endereços da rede em caso de ataques ou incidentes.

O fórum, que vai até 15 de novembro, consumirá investimentos de R$ 2 a 3 milhões que serão aplicados pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, afirmou o professor. Os próximos encontros serão realizados na Índia em 2008 e Egito em 2009. A primeira edição foi realizada em Atenas, no ano passado.

O fórum foi criado a partir da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Tunísia, em 2005.