Ricardo Teixeira perde ação por danos morais contra Juca Kfouri

Ricardo Teixeira perde ação por danos morais contra Juca Kfouri

Atualizado em 14/12/2007 às 11:12, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Por sentir-se ofendido por reportagem publicada pelo jornalista esportivo Juca Kfouri, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, moveu ação indenizatória por danos morais.

A juíza Maria Cristina da Brito Lima, da 7ª Vara Cível do Rio de Janeiro, não aceitou os argumentos de Ricardo Teixeira e declarou que ele não pode querer ser indenizado individualmente por ato que chama de grave insinuação, e até acusações contra o Poder Judiciário. Ricardo Teixeira perdeu em primeira instância, mas pode recorrer da decisão.

Segundo informações do site Conjur, para Maria Cristina, não houve qualquer tipo de lesão ao direito de personalidade de Teixeira que, por perder a ação, terá de arcar com parte do ônus advocatício do réu (Juca Kfouri).

A reportagem publicada no blog do jornalista relata o episódio em que Walter de Mattos Jr., diretor e presidente do diário Lance! foi condenado a pagar indenização no valor de R$ 9 mil a Ricardo Teixeira, em razão de artigo que escreveu para o jornal O Globo e foi republicano no diário Lance!.

Sobre o artigo, Kfouri comenta que Mattos lamenta a impunidade de cartolagem do futebol brasileiro. Ele acrescentou, ainda, "que parece que o Judiciário quer se vingar da imprensa, que, ainda bem, vem há tempos revelando como andam mal as coisas no chamado Terceiro Poder".

Um dos trechos mais polêmicos do texto comenta que os que se deliciam em hotéis cinco estrelas não se dão por impedidos de julgar casos da CBF, ou de seu presidente Ricardo Teixeira que, segundo Kfouri, é o grande promotor das mordomias. "Eu simplesmente mostro essa promiscuidade", declarou Kfouri ao Portal IMPRENSA na manhã desta sexta-feira (14).

Quando indagado sobre por que defendeu Mattos Jr, Kfouri foi direto: "eu sou um jornalista que não toma dores, eu só não acho justo que ele tenha sido condenado por escrever sobre isso". A respeito dos outros pontos abordados em seu artigo, o jornalista declarou que não é preciso nada explicar, pois o texto é claro.

Foto: Divulgação/ESPN

Leia mais