Ricardo Kotscho volta para a internet como repórter especial e colunista do iG

Ricardo Kotscho volta para a internet como repórter especial e colunista do iG

Atualizado em 09/04/2008 às 14:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Ricardo Kotscho, de 60 anos, é o mais novo colunista e repórter especial do portal iG. O jornalista volta à internet para assinar a "Coluna do Kotscho" a partir da próxima sexta-feira (11). Além disso, também irá produzir reportagens especiais para o Último Segundo , o jornal eletrônico do portal iG.

O objetivo de Kotscho, que se considera essencialmente um repórter, é contar histórias da vida real, aproveitando a interatividade da internet. "Quando eu estava no NoMínimo (site antes hospedado no iG) contei a história de um desempregado. Vários leitores me escreveram se oferecendo para ajudar, ou para compartilhar histórias semelhantes".

Kotscho acha que um colunista não pode ser refém do discurso oficialesco que, domina o noticiário: "senão vira aquele Fla x Flu de colunistas. O leitor não quer isso. O internauta quer novidades e boas histórias".

"No jornalismo, há Brasília demais e Brasil de menos", diz o jornalista que, ao longo da carreira, viveu experiências marcantes como a campanha das Diretas Já, em 1984: "eu vi a história mudando na rua. Vivi metade da minha carreira na ditadura, a outra metade, na democracia".

Com 44 anos de carreira, Kotscho começou no jornal O Estado de S. Paulo . Foi repórter também da Folha de S.Paulo e da revista IstoÉ . Na televisão, trabalhou na CNT, Bandeirantes e no SBT. Foi assessor de imprensa de Lula e secretário de Comunicação Social entre 2003 e 2004.

Tem no seu currículo quatro prêmios Esso, e é autor de vários livros, entre eles de "A prática da reportagem" (Ática), "Serra Pelada: uma ferida aberta na selva" (Brasiliense) e "Explode um novo Brasil - Diário da campanha das Diretas" (Brasiliense). Além disso, foi colunista do site NoMínimo por três anos.

Leia mais