Revista Vogue Brasil e Gisele Bündchen são tema de TCC

“A construção do ícone de moda no jornalismo de revista”, este foi o título do trabalho de conclusão de curso de Paola Spencer, formada em j

Atualizado em 14/09/2017 às 11:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Crédito:Vogue Brasil
ornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, em 2016.
O TCC teve como objetivo entender, esteticamente, de que forma a revista Vogue Brasil construiu a imagem de ícone da moda Gisele Bündchen no editorial especial de 40 anos da revista e 20 anos de carreira da modelo.
O editorial trazia 80 páginas destinadas exclusivamente à Gisele. “Após uma seleção específica do corpus do trabalho, analisei a parte do ensaio fotográfico inspirado nos quatro elementos da natureza. A partir da construção de uma teoria do imaginário da beleza feminina e da análise semiótica, o objetivo, então, era identificar os signos espalhados nas fotografias e assim realizar um percurso de sentido que estes estabeleciam e construíam o ícone Gisele”, afirma Paola.
Durante toda a graduação a jornalista afirma nunca ter tido contato com as pesquisas científicas até a elaboração do TCC. “O próprio trabalho já era um desafio para mim. Mudei de tema quase na metade do ano, com novas teorias para aprender, novos pensamentos, etc. No início foi difícil, mas tive o privilégio de poder contar com a ajuda e paciência da minha orientadora Laura Storch e juntas fomos construindo um novo trabalho, no qual eu fiquei muito satisfeita e valeu a pena ter enfrentado esses desafios”, aponta. Crédito:Arquivo pessoal
Paola destaca que o maior aprendizado durante o projeto foi pessoal. “Houve muitos desafios, desde a pesquisa até a realização do trabalho. Tive muitas preocupações se estava fazendo tudo certo, se daria tempo, se trocava ou não de tema, enfim, muitas dúvidas que me angustiavam bastante”, relata.
“Ter enfrentado os desafios que apareceram durante a produção do TCC foi muito enriquecedor. A finalização do trabalho fecha um ciclo dentro da universidade e isso me fez refletir muito sobre todos os ensinamentos que adquiri neste período da minha vida. Pessoalmente e como estudante, apesar do trabalho ser de conclusão, ele foi só um início de uma nova jornada, onde outros ciclos irão começar. Foi um momento no qual aprendi muito comigo mesma, com meu trabalho e no compartilhamento com meus colegas e professores”, conta.
O período do TCC permitiu que Paola abrisse seus horizontes e aprendesse a enxergar outros pontos de vista. “Acredito que esse seja o maior objetivo da elaboração de uma pesquisa científica, é transgredir para além do papel”, afirma.
Contudo, Paola aponta que o momento de realização do TCC pode ser tenso. “É um período de muita angústia, estresse, desafio, enfim, uma mistura de sentimentos. Cada um tem a sua maneira de lidar com esse tipo de situação e se conhecer é muito importante nestes momentos”, diz.
Para os alunos que farão o TCC e breve Paola tem algumas dicas. “Conhecer os seus limites e respeitar o seu próprio tempo de produção. Acredite no seu trabalho, nas suas convicções. Momentos ruins virão, mas eles passam e o sentimento de satisfação depois do trabalho feito é imenso”, aponta. O trabalho da jornalista está disponível por este .
*Você quer prestar uma homenagem ao seu Orientador de TCC? Indique ele para concorrer ao Professor IMPRENSA, projeto que reconhece os professores de Comunicação mais inspiradores do Brasil. Acesse www.portalimprensa.com.br/professorimprensa
Saiba mais: