Revista Time elege 'o manifestante' como a personalidade do ano de 2011

"Ninguém poderia saber que quando um vendedor de frutas na Tunísia colocou fogo em si mesmo em uma praça pública, incitaria uma onda de prot

Atualizado em 14/12/2011 às 15:12, por Redação Portal IMPRENSA.

A Time elegeu, como a personalidade do ano de 2011, a figura do 'manifestante', simbolizando todas as pessoas que participaram dos diversos protestos ocorridos ao redor do mundo durante o ano. "Ninguém poderia saber que quando um vendedor de frutas na Tunísia colocou fogo em si mesmo, em uma praça pública, incitaria uma onda de protestos que iria dar início a uma série de dissidências. Em 2011, os manifestantes não apenas expressaram suas reclamações, eles mudaram o mundo", ressalta trecho da publicação, justiticando a escolha.
Fotos de diversos manifestantes estampam a edição da revista, com depoimentos sobre as rebeliões. "A praça Tahrir era onde eu deveria estar", disse Ahmed Harara, dentista egípcio que participou do movimento para a queda de Mubarak e perdeu seus dois olhos. "O que nós estamos tentando mudar, o sistema em si, são coisas que vão afetar meus filhos, quando eu os tiver, e afetam meus avós. É sobre todo mundo", ressaltou Chelsea Elliott, que acampou no "Occupy Wall Street".
Outras personalidades que foram cotadas para ilustrar a capa da Time foram o artista chinês Ai Weiwei, o oficial que participou da captura de Osama Bin Laden, William McRaven, a princesa Kate Middleton e o político norte-americano Paul Ryan.

Com informações do .


Leia mais

- -