Revista norte-americana faz edição impressa apenas com conteúdo online
Revista norte-americana faz edição impressa apenas com conteúdo online
Com as tendências online girando cada vez mais em torno do jornalismo participativo, as maiores dúvidas dos profissionais dos meios de comunicação dizem respeito ao futuro do mercado e sobre o que acontecerá com o jornalismo impresso.
Cansado de seu antigo trabalho, como planejador urbano, Slon Schang pediu demissão, vendeu sua casa e, com algumas economias, viajou para Ásia, Europa e diversos lugares dos Estados Unidos, com o objetivo de ser um escritor-viajante, ou seja, escrever reportagens de diferentes locais para um único veículo, obviamente online.
Há uma década atrás, a mudança de Schang seria muito mais difícil. Atualmente, existem muitas oportunidades para os aspirantes a escritores publicarem seus textos.
Esse é o caso da revista 8020 Publishing , um veículo de São Francisco (EUA) que foge um pouco do padrão tradicional da mídia impressa: todas as páginas da publicação são alimentadas pelo conteúdo enviado pelos leitores através do site. "As pessoas tendem a pensar apenas em termos de jornalismo impresso contra jornalismo online, e nós dizemos que eles podem caminhar juntos para obtermos uma melhor revista", afirma Paul Cloutier, editor-executivo da 8020 .
Lançada em 2006, a publicação tem duas edições lançadas e planeja diversos outras para os próximos anos. A primeira, "JPG", foi formada por fotografias de câmeras digitais, enviadas pelos internautas durante meses, elencadas em diferentes categorias e divulgadas nas páginas impressas.
Dessa forma, os custos do veículo são muito baixos, já que são pagos salários apenas para 14 pessoas, que colocam a revista em circulação. O acesso ao website chega a 500 mil visitantes únicos, enquanto a revista impressa circula com 23 mil exemplares, vendidos nas bancas a US$ 5,99.
Algumas empresas publicam propagandas nas páginas da revista, como a Pentax, que tem uma seção chamada "On the go: Action shots of active people", o que é um caminho para os anunciantes interagirem com os leitores e, ao mesmo tempo, renderem recursos para o veículo.
Sreenath Sreenivasan, do departamento de jornalismo da Universidade de Columbia, vê a experiência da 8020 como positiva. "Tudo o que é feito usando tecnologia, produzindo-se coisas mais rápidas e baratas, certamente merece o seu valor".
As informações são do site da Newsweek.
Leia mais:






