Revista IMPRENSA estreia novo time de colunistas
Revista IMPRENSA estreia novo time de colunistas
Na edição de setembro (número 249), a revista IMPRENSA estreou seus novos espaços de opinião. Para ocupá-los, personalidades renomadas do jornalismo e da comunicação. São eles Yoani Sanchéz; Luli Radfahrer; Matinas Suzuki Jr.; Adísia Sá; Pedro Corrêa e Vicente Gil. José Marques de Melo, antigo colaborador da revista, completa em 2009 seus 50 anos de carreira e continua assinando a coluna "Campus".
| Divulgação |
| Yoani Sanchéz |
A filóloga e blogueira cubana Yoani Sanchéz assina o espaço "Vox", um ponto de defesa universal da liberdade: "Quero que os brasileiros conheçam minha geração, da qual se supõe ter de emergir um 'homem novo', mas tem outros anseios que nada têm a ver com a utopia projetada há 50 anos." Além de ter participado do 2° Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, organizado pela IMPRENSA Editorial em maio último, Yoani tem ganhado destaque internacional e dezenas de prêmios graças ao blog Generación Y, que mantém desde 2007.
Luli Radfahrer é professor da ECA-USP, PhD em comunicação digital e consultor de empresas no Brasil e no exterior. Assinar a coluna "Impressão Digital", que debate tecnologias da informação, comunicação colaborativa, cibercultura e mídias sociais, entre outros assuntos do universo digital. O professor pretende fazer de seu espaço um campo de abordagem "sensata, mais humana, mais integrada e não da tecnologia em si, mas do uso que fazemos dela."
Um dos nomes mais consagrados do jornalismo brasileiro, Matinas Suzuki Jr. também está no time de novos colaboradores. Atualmente, também é editor da revista Serrote , coordenador da coleção Jornalismo Literário da Companhia das Letras, integrante dos conselhos editoriais da rede jornais Bom Dia , da Fundação Padre Anchieta, do diário Lance! e da revista Vogue , entre outras atividades. Vai assinar, estreando excepcionalmente na edição 250 de IMPRENSA, a coluna "Despachos": "Vou relatar alguns casos interessantes do jornalismo e muitas vezes engraçados, que ficaram no backstage e não tiveram muita repercussão."
A pioneira jornalista e professora Adísia Sá ficou responsável pela coluna "Ágora", espaço dedicado à política, sociedade, comportamento, cidadania, urbanismo e, claro, jornalismo. Com mais de 50 anos de carreira e dezenas de livros publicados, Adísia foi fundadora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará e primeira ombudsman do jornal O Povo , onde agora integra o Conselho Editorial e assina uma coluna semanal. Promete escrever com "liberdade e leveza", mas sem suavizar o tom se achar necessário: "Quando a coisa precisa de algo muito cáustico, não há mão mais pesada que a minha!"
Executivo sênior da Burson-Masteller Brasil, Pedro Corrêa chega à revista para assinar a seção "Imagem&Reputação", a tratar de comunicação corporativa, suas soluções, defeitos e tendências, de forma clara e independente. O jornalista trabalha na área há dez anos e, anteriormente, foi repórter, redator e editor da Folha de S.Paulo e de O Estado de S. Paulo . "A ideia é analisar todos os tipos de mensagens, desde marketing, passando por releases, mercado e parcerias, até comunicação interna", explica Corrêa.
Para terminar, Vicente Gil, que vai escrever sobre design, tipologia, diagramação, arte, composição, comunicação visual na coluna "Paica". Designer gráfico, arquiteto e professor doutor pela FAU-USP, Gil é o autor da identidade visual da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e da São Paulo Companhia de Dança, entre outros trabalhos, diversos premiados. Para a revista IMPRENSA promete trazer seu olhar crítico sobre o design de impresso. "Hoje tem de haver uma liberação da página, como fez o Amílcar de Castro no Jornal do Brasil e depois no 'Caderno de Resenhas' da Folha ", relata.
Falando em projeto gráfico, o espaço opinativo de IMPRENSA também estreia um lay out ligeiramente diferente do anterior, no qual ilustrações ocupam o espaço antes reservado às fotos dos colunistas. O trabalho artístico ficou a cargo do estúdio gaúcho Canhotórium Arte Aplicada, que realiza um trabalho entre o artesanal e o digital, de fundo figurativo-abstrato. Essas novidades já podem ser conferidas nas bancas, na edição de setembro de IMPRENSA, disponível também aos .
Leia mais
-






