Revista Veja promove seminário para comemorar seus 40 anos
Revista Veja promove seminário para comemorar seus 40 anos
Revista Veja promove seminário para comemorar seus 40 anos
Na próxima terça-feira (02), a revista Veja , da Editora Abril, comemora seus 40 anos com o seminário "O Brasil que Queremos Ser", no Hotel Unique, em São Paulo. Participarão do evento os ministros Carlos Minc (Meio Ambiente), Fernando Haddad (Educação) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), o presidente do Banco Central Henrique Meirelles, o presidente do BNDES Luciano Coutinho, os economistas Maílson da Nóbrega e Armínio Fraga e o governador do Mato Grosso Blairo Maggi.
Todos serão recebidos por Roberto Civita, presidente e editor da Abril; Jairo Leal, vice-presidente executivo da editora; Claudio Ferreira, diretor comercial e administrativo de Veja , e Eurípedes Alcântara, diretor de redação da revista.
O evento tratará dos grandes temas que definirão os rumos do futuro do Brasil, nas áreas de educação, economia, imprensa, meio ambiente, megacidades e sociedade. Cada um terá uma hora para seu desenvolvimento e elucidação, além de ser mediado por um jornalista e/ou colaborador da publicação.
Entre um debate e outro, os convidados Aécio Neves, Ciro Gomes, Dilma Rousseff e José Serra vão expor seus planos para fazer do Brasil um país melhor no espaço de dez minutos, dentro do tema "Governar para a próxima geração".
O painel "Educação com qualidade: os caminhos da produtividade" abordará o desafio de se elevar a qualidade de ensino. Participam o ministro Fernando Haddad, a secretária da Educação do Estado de São Paulo Maria Helena Guimarães e o economista José Alexandre Scheinkman. A mediação é de Gustavo Iopsche, economista especialista em educação e colunista de Veja .
"Meio Ambiente: conservação X desenvolvimento" vai falar de temas como sustentabilidade e preservação do patrimônio ecológico. O ministro Carlos Minc, o consultor da ONU Luís Augusto Horta Nogueira e o governador Blairo Maggi serão mediados pelo economista e articulista da revista, Cláudio de Moura Castro.
O painel "Economia - o novo papel do Brasil no mundo" será moderado pelo diretor de redação de Veja , Eurípedes Alcântara. Os palestrantes - o presidente do BC Henrique Meirelles, os economistas Armínio Fraga e Maílson da Nóbrega e o presidente do BNDES Luciano Coutinho - discutirão o rearranjo de forças na economia mundial com a ascensão de novas potências, como a China, e o papel que o Brasil.
"O papel da imprensa: o fortalecimento das instituições políticas" debate as funções e responsabilidades da imprensa diante da sociedade civil. Reinaldo Azevedo, articulista e blogueiro de Veja , mediará a discussão entre os juristas Marcio Thomaz Bastos, o ministro Ayres Britto e o deputado federal Miro Teixeira.
"Democracia, raça e pobreza", cuja mediação seré feita pelo editor executivo da revista, Carlos Graieb, tratará da acomodação das classes emergentes no contexto de uma sociedade brasileira com alto grau de inclusão sócio-econômica. A discussão terá a colaboração em vídeo do economista Jeffrey Sachs, além da presença do professor e ativista do Movimento Negro Hélio Santos, do ministro Patrus Ananias e de do antropólogo Roberto DaMata.
O painel "Megacidades", moderado pelo diretor de redação da Veja São Paulo , Carlos Maranhão, refletirá sobre os problemas das cidades atrelados ao êxodo rural. Participam do debate o ex-governador do Paraná Jaime Lerner, a arquiteta Raquel Rolnik e o coordenador do Fórum Internacional de Prefeitos da ONU, Jonas Rabinovitch.
O internauta também terá chances de concorrer a um ingresso para o seminário, inscrevendo-se no concurso cultural criado para celebrar os 40 anos da publicação, disponível no site . Basta preencher uma ficha de cadastro e montar uma capa da revista, baseando-se no seguinte tema: "qual a capa de Veja você gostaria de ver nos próximos 40 anos?" Os 40 responsáveis pelos títulos e chamadas mais criativos ganham um ingresso para o seminário.
O evento vai das 9h30 ás 16h30. Para mais informações, falar com Julio Fucuta ( ) ou Léia Alves ( ).






