Revista Veja perde ação contra ex-secretário-geral de FHC

Revista Veja perde ação contra ex-secretário-geral de FHC

Atualizado em 19/03/2008 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Revista Veja perde ação contra ex-secretário-geral de FHC

A revista Veja foi condenada a pagar indenização de R$ 150 mil por danos morais ao ex-secretário-geral da Presidência no governo Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Jorge Caldas Pereira.

Em votação unânime na tarde da última terça-feira (18), a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça - formada pelos ministros Aldir Passarinho Junior, Fernando Gonçalves, Massami Uyeda e João Otávio de Noronha - confirmou a condenação da revista.

De acordo com informações do site Consultor Jurídico, esta é a quarta decisão que Eduardo Jorge vence. Ele já recebeu indenizações do jornal O Globo e Correio Braziliense . Já o diário Folha de S.Paulo também foi condenado a pagar indenização e já fez o depósito do dinheiro. A revista Isto É também foi condenada, mas tem recurso no STJ.

Eduardo Jorge espera o resultado de outras duas ações, ainda sem decisão de primeira instância, contra o Jornal do Brasil , Correio de Minas . O ex-secretário processa também a União e os procuradores Guilherme Schelb e Luiz Francisco de Souza, que o denunciaram.

O ex-secretário argumenta, em todas as ações, que foi vítima de ataques infundados da imprensa.

O site Consultor Jurídico lembra que o ex-secretário-geral de FHC foi acusado pelo Ministério Público de envolvimento no esquema de desvio de dinheiro na construção do prédio do Fórum Trabalhista de São Paulo, com o juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto. O juiz foi condenado, mas nada ficou provado contra Eduardo Jorge. Ele foi absolvido de todas as suposições feitas pelo MP e reproduzidas pela imprensa.

A ação contra a revista Veja foi referente a nove notícias publicadas entre 2000 e 2002, consideradas ofensivas.

Leia mais