Revista francesa é multada por "incitar a pirataria" de filmes e músicas na web

A revista francesa Télechargement recebeu uma multa de 10 mil euros (cerca de R$ 34 mil) por uma reportagem que mostravaaos leitores como e onde ter acesso a filmes e músicas pirateados.

Atualizado em 30/06/2015 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

multa de 10 mil euros (cerca de R$ 34 mil) por uma reportagem que mostrava aos leitores como e onde ter acesso a filmes e músicas pirateados.

Crédito:Reprodução Revista foi condenada por incentivar pirataria de músicas e filmes
Segundo o site Zone Numérique, a chamada "Os melhores softwares e sites para downloads gratuitos" teria sido utilizada na capa da edição especial. Na reportagem, a Télechargement ainda apresentou uma "visão geral" sobre torrents – arquivos para download –, programas e formas de encontrar arquivos pirateados no Google Search.

A revista acabou processada pela gravadora CSMP, que alegou que a publicação violou a lei francesa sobre direitos autorais, que impede o "incentivo consciente ao uso de softwares que compartilhem conteúdos autorais", e teria incitado a pirataria.


Como defesa, Télechargement disse ter ressaltado a todo momento na reportagem que "a pirataria era ilegal". A justificativa não convenceu os juízes, que decidiram multar o periódico.