Revista Fórum faz quatro anos com edição comemorativa
Revista Fórum faz quatro anos com edição comemorativa
A revista Fórum chega à sua 30ª edição, completando no mês de setembro quatro anos de existência. A partir desse mês, com o lançamento de uma edição comemorativa, a revista passará a ser a primeira publicação brasileira distribuída nas bancas em papel 100% reciclado, integrando-se ainda mais na luta pelo desenvolvimento sustentável. Além disso, será adotado um novo projeto gráfico e criado um conselho editorial com representantes de diversas áreas da sociedade civil, que norteará as decisões da equipe executiva, atuando como fonte ou consultoria informal.
A edição número 30 destacará a reinvenção da democracia - quais são as alternativas de participação popular e exemplos de cidades e países que desenvolveram métodos de inserção democrática dos segmentos excluídos da população. Outros destaques são um bate-bola entre Luiz Gonzaga Belluzzo, ganhador do prêmio Juca Pato de intelectual do ano e uma reportagem sobre a Telesur - emissora multinacional criada pelos governos da Venezuela, Cuba, Argentina e Uruguai, com sede em Caracas.
O começo
O lançamento da revista Fórum se deu com o surgimento do I Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre (RS), em 2001. Criado em oposição ao Fórum Econômico de Davos, a edição de Porto Alegre propunha a articulação de diversos movimentos sociais de todo o mundo em um espaço de debate e formulação de propostas. Seu slogan "um outro mundo é possível", faz oposição ao pensamento único da ideologia capitalista que se ergue soberana sobre os escombros do muro de Berlim.
Inspirados nessa idéia, um grupo de jornalistas, liderados por Renato Rovai, editor da Publisher Brasil e um dos criadores da Revista dos Bancários (do Sindicato dos Bancários de São Paulo) lançaram em março o que seria a edição número zero da revista "Fórum - outro mundo em debate".
A partir da boa repercussão alcançada com o número zero e diante da percepção de que havia espaço para uma revista com perfil diferente dentro da imprensa alternativa, em agosto de 2001 é lançada a primeira edição.
Já a partir do número zero, a revista inaugurou um novo modelo de sustentabilidade entre as publicações do gênero. Essa inovação foi alcançada graças ao sistema de venda de cotas de assinaturas a entidades da sociedade civil, em especial, as do meio sindical. Inicialmente, a revista teve periodicidade bimestral, algo sui generis em termos de mercado editorial brasileiro, mas que garantiu sua sustentação financeira.
Fórum não se limitou a abordar as questões nacionais, mas buscou temas que ficaram às margens nas próprias publicações de esquerda. Com isso o trabalho de reportagem teve prioridade sobre os artigos e matérias de cunho editorial. A cobertura internacional também foi enfatizada. Já a partir da edição número 1, uma reportagem de capa abordou exploração da Amazônia por parte de outros países, o crescimento econômico da China e a crise política na Venezuela.
Depois de quatro anos, a lapidação estética continua sendo prioridade para a revista, no que se refere à utilização das imagens e distribuição dos textos, tornando a leitura mais didática e interessante e contribuindo para a formação de leitores mais críticos e participativos.
Mais informações: Assessora de imprensa
Isabella Holanda - Mtb 01451JP - Tels. 3813.1836 - 9175.6820 ou pelo e-mail bellaholanda@hotmail.com






