Revista "Foreing Policy" elege Dilma como um dos 100 pensadores mundiais

A revista americana Foreing Policy elegeu a presidente Dilma Rousseff como um dos 100 pensadores globais. A publicação, que tradicionalmentedivulga no final do ano a relação das personalidades que mais influenciaram o mundo, escolheu a brasileira por ela "confrontar Washington e seus espiões".

Atualizado em 27/12/2013 às 12:12, por Redação Portal IMPRENSA.



Crédito:Agência Brasil Denúncia sobre espionagem na ONU garantiu escolha de Dilma pela revista
A presidente, que ocupa o quinto lugar da lista, foi incluída na categoria junto com o responsável pelos vazamentos sobre a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), Edward Snowden, em primeiro lugar, considerado influente "por expor o alcance da espionagem governamental", além do jornalista Glenn Greenwald e da documentarista Laura Poitras, que auxiliaram Snowden na divulgação da espionagem.

Crédito:Reprodução Revista colocou Dilma na quinta posição do ranking
Dilma denunciou na Organização das Nações Unidas o estado de vigilância perpetrado pelas autoridades americanas e patrocinou, em parceria com a chanceler alemã Angela Merkel, a adoção de uma resolução que condena a espionagem eletrônica e reafirma o direito à privacidade na internet.

O papa Francisco integrou a lista "por levar à Igreja Católica ao século XXI" ao representar "um furacão" que, "desafiando a sua base conservadora, trouxe vigor e relevância para uma igreja vista cada vez mais distante do mundo".
Os presidentes do Uruguai, José Mujica; do México, Enrique Peña Nieto; Colômbia, Juan Manuel Santos; e a blogueira paquistanesa Malala Yousafzai também estão entre os 100 pensadores mais influentes do mundo. A lista completa foi publicada no site da .