Revista é suspensa por publicar lista de bens de chefes africanos
Revista é suspensa por publicar lista de bens de chefes africanos
O bimensal privado Tendance Gabon foi suspenso por três meses por reproduzir um artigo do diário francês Le Monde Diplomatique sobre o luxuoso patrimônio imobiliário do presidente Omar Bongo em França.
O jornal do Gabão reproduziu integralmente o artigo do Le Monde , citando os processos verbais da justiça francesa, os bens imóveis de cinco chefes de Estado africanos (entre eles Omar Bongo) que possuem 32 residências na França e um hotel particular de 18 milhões de euros em Paris.
De acordo com o Conselho Nacional da Comunicação Social (CNC) - órgão de regulação da imprensa gabonesa - "por reproduzir em extenso" o artido do Le Monde , Tendance Gabon "veio assegurar a ligação a que o governo gabonês considera como uma campanha de difamação contra o presidente Omar Bongo".
O CNC entendeu que a diretoria de publicação "não forneceu provas" consistentes sobre as acusações contidas no jornal Le Monde , e afirmou que a "reprodução de um artigo releva-se como plágio". Como consequência, Tendance Gabon está suspenso por três meses, a partir desta terça-feira (11).
Jean-Claude Nounamo, membro da redação do jornal do Gabão, interrogado pela AFP, indicou que a publicação não pediu ao Le Monde para reproduzir o artigo, mas que este estava assinado pelo seu autor, Philippe Bernard. E sublinhou que a redação vai reunir-se para decidir os próximos passos, afirmando que "não têm ilusão sobre um resultado de apelação".
Com informações da Angola Press
Leia mais






