Revista colombiana Cambio é fechada em pleno debate eleitoral no país

Revista colombiana Cambio é fechada em pleno debate eleitoral no país

Atualizado em 19/02/2010 às 17:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Revista colombiana Cambio é fechada em pleno debate eleitoral no país

A revista colombiana Cambio , que pertenceu ao jornalista e escritor Gabriel García Márquez, encerrou suas atividades. No dia 3 de fevereiro, a editora El Tiempo, responsável pela publicação, informou que a Cambio não sairia mais.

O anúncio provocou polêmica na Colômbia. Segundo a agência de notícias AFP, houve acusações de censura à imprensa por conta da campanha eleitoral para a Presidência, em 30 de maio. A editora alega que o fechamento ocorreu em razão do "declínio mundial das revistas de atualidade e política".

Fundada em 1993, parte da Cambio foi comprada por García Márquez e alguns amigos em um momento de crise. Com dívidas, os proprietários da revista se aliaram à editora El Tiempo e o escritor ganhador do Nobel de Literatura deixou a publicação.

"O jornalismo e a democracia colombiana recebem um dos golpes mais duros de sua história recente", comentou a editorialista María Jimena Duzán. Já Francesc Solé, presidente da Editora Planeta para os países andinos, afirmou que se a revista tivesse saído de circulação há um ano "não haveria tanta polêmica. Ao fechar, pelo contrário, não ajudamos ao governo", disse.

Leia mais