Revista "Choc" é condenada após publicar foto de homem torturado na capa

A Corte Europeia de Direitos Humanos confirmou a condenação imposta à revista francesa Choc por publicar em 2006, sem autorização da família, a foto de um homem sendo torturado na .

Atualizado em 03/03/2016 às 14:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Humanos confirmou a condenação imposta à revista francesa Choc por publicar em 2006, sem autorização da família, a foto de um homem sendo torturado na .
Segundo o Conjur, embora o veículo tenha preservado a identidade do jovem, isso não impediu que a revista ilustrasse sua capa com a imagem da tortura. O homem em questão foi sequestrado e torturado no país por 24 dias, até ser libertado e morrer a caminho do hospital.

Crédito:Reprodução Revista pagará indenização à família do jovem torturado
Ainda no cativeiro, os torturadores fotografaram a vítima e mandaram a foto para a família. A revista teve acesso às fotos e as usou sem prévia autorização dos familiares, que processou o veículo.

Ao proferir a sentença, os juízes europeus entenderam que em casos deste tipo a liberdade de expressão devem dar lugar ao direito à privacidade da vítima. No entanto, só as imagens foram censuradas, o artigo sobre o caso está livre para publicação.
A família do jovem considera que a publicação das imagens trata-se de uma invasão de privacidade. Após o pedido, a Choc foi obrigada a retirar a edição de circulação sob a pena de multa diária. Além disso, ela foi condenada a pagar uma indenização de 20 mil euros à mãe e 10 mil euros para cada uma das irmãs.